Todos contra o tráfico de pessoas – Goiânia sedia curso sobre enfrentamento ao tráfico internacional de pessoas 
Entre em contato

segunda-feira, 15 de abril

Goiânia sedia curso sobre enfrentamento ao tráfico internacional de pessoas

Evento da Escola Superior do Ministério Público da União será realizado na sede da Procuradoria da República em Goiás

O Ministério Público Federal em Goiás irá sediar o Curso de Aperfeiçoamento “Combate ao tráfico de seres humanos: migração e imigração”. Iniciativa da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade reunirá membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho na cidade de Goiânia (GO) entre os dias 15 e 17 de abril. O objetivo do treinamento é apresentar e discutir os eixos repressivo e preventivo de enfrentamento ao tráfico internacional de seres humanos e o eixo de atenção à vítima.

Com 16 horas-aula, o curso aprofundará o debate sobre os aspectos gerais e conceituais sobre tráfico internacional de pessoas, abordando a investigação criminal, o eixo trabalhista, a integração entre Ministérios Públicos, o eixo preventivo e as questões sobre atenção à vítima.

As aulas serão ministradas pelo procurador da República em Goiás Daniel de Resende Salgado, orientador pedagógico do curso, pela procuradora do Trabalho em Pernambuco Débora Tito Farias, pelo delegado da Polícia Federal Luciano Ferreira Dornelas e pela diretora do Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade/Observatório Brasileiro sobre Tráfico de Pessoas, Estela Márcia Scândola.

Lançamento
Durante o evento, no dia 16, será lançado o livro do delegado Luciano Dornelas “Manual de Combate ao Tráfico de Pessoa” (tarde de autógrafo, a partir das 16h, no espaço da biblioteca da PR/GO). A obra revela técnicas para que a abordagem e as coletas de declarações das vítimas do tráfico de pessoas sejam realizadas com o máximo respeito à sua dignidade. O livro de Luciano Dornelas é prefaciado pelo procurador da República Daniel de Resende Salgado, que ressalta a importância de um trabalho didático sobre a temática.

Exposição
Na semana do curso, ocorrerá exposição de painel, com o título “Tráfico de Ilusões”, além da apresentação de vídeo que tem como objetivo dar visibilidade à importância do enfrentamento ao tráfico nacional e internacional de pessoas.
A exposição ocorre no espaço do Memorial do MPF/GO, no 2º andar, e é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público Federal, Justiça Federal, Defensoria Pública da União e do Memorial da América Latina.

Programação

- 15 de abril
14h – Módulo I
Aspectos gerais e conceituais: os eixos, a norma e a vítima (Daniel de Resende Salgado, procurador da República em Goiás)

- 16 de abril
8h30 – Módulo II
O Eixo Repressivo: a investigação criminal (Luciano Ferreira Dornelas, delegado da Polícia Federal de Goiás)

14h – Módulo III
O Eixo Trabalhista e a integração entre Ministérios Públicos (Débora Tito Farias, procuradora do Trabalho em Pernambuco)

- 17 de abril
8h30 – Módulo IV
Eixo Preventivo e Atenção à Vítima (Estela Márcia Rondina Scândola, diretora do Instituto Brasileiro de Inovações pró-sociedade/ Observatório Brasileiro sobre Trafico de pessoas).

O Ministério Público Federal em Goiás está localizado na Avenida Olinda, Edifício Rosângela Pofahl Batista, quadra G, lote 2, Park Lozandes (próximo ao Paço Municipal).

Ministério Público Federal em Goiás
Assessoria de Comunicação
Fones: (62) 3243-5454
E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br
Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias



Webdesigner - Heldson Luiz da Silva
Jornalista - Cindhi Belafonte